terça-feira, 10 de março de 2009

Importância do estágio supervisionado


PIMENTA, Selma garrido e LIMA, Maria Socorro Lucena Lima. Estágio e Docência. São Paulo: Editora Cortez, 2004.

Aula dia: 09/03/2008

Neste dia a aula foi dinamizada com a discussão dos textos da obra citada acima "Por que o estágio para quem não exerce o magistério: o aprender a profissão" e "Por que o estágio para quem já exerce o magistério: uma proposta de formação contínua". Os textos são bastante didáticos e trazem uma leitura de fácil compreensão, indicando caminhos para melhor aproveitamento do estágio bem como a necessidade do envolvimento com a escola que será o campo de trabalho.
O texto para quem já exerce o magistério aborda a necessidade do estágio para aqueles que já estão envolvidos no campo educacional, com o objetivo de oportunizar o professor refletir a sua identidade como professor através de um processo contínuo de formação. Segundo a obra, o estágio possibilita repensar a ação docente através da união de experiências do que já foi vivenciado na prática com os conhecimentos obtidos na faculdade.
Neste texto as autoras ressaltam que o estágio tem que ser visto como uma oportunidade de formação contínua, um momento de atualização da prática pedagógica. Neste sentido o professor assume o papel ativo e isto exige um confronto com a realidade, estando aberto a mudanças objetivando o crescimento pessoal e profissional da prática docente.
Por outro lado o texto para quem não exerce o magistério destaca
alguns fatores que devem ser observados pelo estagiário como: contexto em que a escola está inserida bem como sua dinâmica, a necessidade de ver o estágio como uma oportunidade de aprendizagem entre os experientes e os que estão chegando, com relação a esta aproximação as autoras destacam como fator essencial a aproximação do estagiário com o professor da escola. Destaca também a importância de analisar o conjunto professores - alunos - escola (a pesquisa) e a inserção da escola no contexto sócio-econômico e cultural ao qual está inserida, percebendo assim os limites da sua atuação naquele espaço escolar.

sexta-feira, 6 de março de 2009

História de vida e formação

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." (Paulo Freire)
QUANDO FECHO OS MEUS OLHOS E ME REMETO A UM PASSADO ENCANTADO, MINHA INFÂNCIA, POSSO SENTIR SEU CHEIRO, UM CHEIRO DE DOCE, DE CHUVA, DE BOLO QUENTE SAINDO DO FORNO, DE TERRA, CHEIROS QUE SE MISTURAM EM UM SÓ, O CHEIRO BOM DA MINHA INESQUECÍVEL INFÂNCIA. ERA UMA ÉPOCA REALMENTE MÁGICA EM QUE EU ACREDITAVA EM PAPAI NOEL O QUE TORNAVA MEU NATAL AINDA MAIS COLORIDO, ACREDITAVA EM CONTO DE FADAS, TINHA AMIGOS IMAGINÁRIOS, BRINCAVA LIVRE PELA RUA, CORRIA NA CHUVA, LEMBRO-ME DAS IDAS AO CIRCO, DOS LANCHES NA CASA DA MINHA AVÓ, ACOMPANHADO DE BOLO DE CHOCOLATE, DAS BRINCADEIRAS NO QUINTAL, DAS ESCALADAS NAS ÁRVORES FINGINDO SER JANE, DA COMIDINHA FEITA PARA AS BONECAS, DAS GARGALHADAS ESTRIDENTES, DAS HISTÓRIAS INFANTIS QUE MINHA MÃE ME CONTAVA, DA SEGURANÇA QUE MEUS PAIS ME DAVA QUANDO EU SENTIA MEDO DE ALGUMA COISA E A SENSAÇÃO DE QUE COM AQUELE ABRAÇO NADA DE RUIM IRIA ME ACONTECER. RECORDO DAS BRINCADEIRAS DE RUA ESCONDE-ESCONDE, PULA-CORDA, ÍNDIO APACHE, BOCA DO FORNO, BALEADO, PEGA-PEGA, UFA QUANTA ENERGIA! ERA ASSIM JOELHO RALADO, MAS MUITA ALEGRIA, UM MUDO DE CORES E FANTASIA. LEMBRO TAMBÉM DAS CANÇÕES DA TURMA DO BALÃO MÁGICO, DENTRE OUTRAS CANÇÕES QUE TIVERAM UM SIGNIFICADO ESPECIAL NA MINHA VIDA, SINTO TANTA SAUDADE, UMA SAUDADE GOSTOSA, QUE AQUECE O MEU CORAÇÃO E ACALENTA MINHA ALMA. ESSAS LEMBRANÇAS ESTÃO MARCADAS EM MIM, NÃO SÓ NAS CICATRIZES DOS TOMBOS LEVADOS DAS PEDALADAS QUANDO GANHEI MINHA PRIMEIRA BICICLETA. AI MEU DEUS! ESTAVA TODA ENFEITADA COM UM LAÇO ENORME COMO SE FOSSE PAPAI NOEL QUE ESTIVASSE COLOCADO ALI.

BEM LÁ NO FUNDO DA MINHA ALMA EXISTEM MARCAS QUE NUNCA IRÃO SE APAGAR, NUNCA NINGUÉM VAI ME TIRAR POIS ELAS ME PERTENCEM. VOU LEVÁ-LAS COMIGO PARA SEMPRE COMO UM TESOURO PRECIOSO. TUDO QUE VIVI NA INFÂNCIA HOJE SEI, COM CERTEZA, QUE SE TRANSFORMOU EM UMA FUNDAMENTAL PEÇA, DO GRANDE QUEBRA CABEÇA QUE EU SOU!!

AGRADEÇO A DEUS POR TER A OPORTUNIDADE DE VIVER UMA INFÂNCIA MARAVILHOSA.
MINHA INFÂNCIA, TRAVESSA, INOCENTE, CURIOSA E REPLETA DE SONHOS, SONHOS DE CRIANÇA!!

FILHA ÚNICA DO CASAL JOSELITO E NILDA, NASCI EM 31 DE JANEIRO NA CIDADE DE JEQUIÉ, INTERIOR DA BAHIA. COMECEI A FREQUENTAR A ESCOLA AOS TRÊS ANOS, MAS A MINHA EDUCAÇÃO COMEÇOU NA MINHA CASA COM MINHA FAMÍLIA, JUNTAMENTE COM MEUS PAIS O QUAL ME PASSOU E CONTINUA PASSANDO VALORES MORAIS QUE ME TORNOU A PESSOA QUE SOU HOJE. RECORDO DE MOMENTOS MARCANTES DA MINHA VIVÊNCIA NA ESCOLA, PRIMEIRAMENTE NO EDUCANDÁRIO SANTA TEREZINHA ,ESCOLA ESTA DE ENSINO TRADICIONAL O QUE PASSEI DO MATERNAL A QUARTA SÉRIE.


NO COLÉGIO ANTÔNIO PINHEIRO (CAP) DEI CONTINUIDADE AOS MEUS ESTUDOS CURSANDO DA 5ª A 8ª SÉRIE, TIVE QUE FAZER NOVAS AMIZADES, FOI DIFÍCIL, MAS ME ADAPTEI. CHEGANDO NA 8ª SÉRIE, NÃO TIVE DÚVIDA QUANTO A ESCOLHA DA MINHA PROFISSÃO, EM 1998 OPTEI EM FAZER MAGISTÉRIO NO IERP, PRIMEIRO POR VOCAÇÃO E SEGUNDO POR INFLUÊNCIA E ESTÍMULO DA MINHA MÃE. EM 2000 FOI O GRANDE DIA, A MINHA FORMATURA - UM DIA MUITO ESPECIAL.

Sou "PROFESSORA - COM LETRAS MAIÚSCULAS" e amo minha profissão.