terça-feira, 10 de março de 2009

Importância do estágio supervisionado


PIMENTA, Selma garrido e LIMA, Maria Socorro Lucena Lima. Estágio e Docência. São Paulo: Editora Cortez, 2004.

Aula dia: 09/03/2008

Neste dia a aula foi dinamizada com a discussão dos textos da obra citada acima "Por que o estágio para quem não exerce o magistério: o aprender a profissão" e "Por que o estágio para quem já exerce o magistério: uma proposta de formação contínua". Os textos são bastante didáticos e trazem uma leitura de fácil compreensão, indicando caminhos para melhor aproveitamento do estágio bem como a necessidade do envolvimento com a escola que será o campo de trabalho.
O texto para quem já exerce o magistério aborda a necessidade do estágio para aqueles que já estão envolvidos no campo educacional, com o objetivo de oportunizar o professor refletir a sua identidade como professor através de um processo contínuo de formação. Segundo a obra, o estágio possibilita repensar a ação docente através da união de experiências do que já foi vivenciado na prática com os conhecimentos obtidos na faculdade.
Neste texto as autoras ressaltam que o estágio tem que ser visto como uma oportunidade de formação contínua, um momento de atualização da prática pedagógica. Neste sentido o professor assume o papel ativo e isto exige um confronto com a realidade, estando aberto a mudanças objetivando o crescimento pessoal e profissional da prática docente.
Por outro lado o texto para quem não exerce o magistério destaca
alguns fatores que devem ser observados pelo estagiário como: contexto em que a escola está inserida bem como sua dinâmica, a necessidade de ver o estágio como uma oportunidade de aprendizagem entre os experientes e os que estão chegando, com relação a esta aproximação as autoras destacam como fator essencial a aproximação do estagiário com o professor da escola. Destaca também a importância de analisar o conjunto professores - alunos - escola (a pesquisa) e a inserção da escola no contexto sócio-econômico e cultural ao qual está inserida, percebendo assim os limites da sua atuação naquele espaço escolar.

5 comentários:

  1. Jamire,
    Amei sua síntese dos textos. Esse exercício vai contribuir muito com a elaboração do relatório do estágio, principalmente na parte da introdução. Continue postando as sínteses dos textos trabalhados em sala de aula.

    ResponderExcluir
  2. quero que seu blog seja exemplo pra minha turma,ok???
    parabéns

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu blog. Estava sem inspiração para concluir meu relatório e acabei encontrando o seu blog. MUiuto legal mesmo!

    ResponderExcluir
  4. gostei do blog. Estava com dificuldade em concluir meu relatório e acaboume ajudando.

    ResponderExcluir
  5. Amei seu blog e gostei da síntese.E o melhor é que você implicitamente passa estímulo para nós estudantes de pedagogia. Parabens Jamire.

    ResponderExcluir