O ato de pesquisar está intimamente ligado ao ato de aprender, isto porque, a partir da investigação, os alunos não estariam limitados aos conhecimentos já produzidos e sistematizados, mas se colocando para além de tais saberes para reelaborá-los.
O Estágio Supervisionado, nesta perspectiva, permite ao aluno uma formação “investigativa e reflexiva” estimulando o desenvolvimento de uma práxis integradora com o ambiente escolar. A vivência dos alunos estagiários nas escolas traz elementos da realidade para análise e reflexão. Partindo desta perspectiva da importância da pesquisa no estágio, é que estamos desenvolvendo esta dinâmica no Centro Educacional Profº Brito, situado no bairro Joaquim Romão.
Ao sairmos dos muros da academia e nos confrontarmos com a prática, podemos observar que os problemas são sempre atuais, reais, muitas vezes repetidos até que o olhar curioso do pesquisador lance sobre eles suas indagações científicas, suas reflexões e estudos, e se comece a produzir conhecimento sobre os elementos da realidade.
Dentre os fatores que compreendem este fenômeno, ressaltarmos a importância da investigação, que pode contribuir para minimizar problemas encontrados pelos alunos, incentivando um ensino voltado à reflexão, que possibilite a ressignificação da própria prática.
Este movimento que a pesquisa suscita e que o estágio permite, que é ao mesmo tempo teórico e prático, é o movimento de construção de conhecimento científico. No campo educacional, também se faz ciência e seus laboratórios são as universidades, os cursos de formação docente e as escolas, campo de estágio. Nesse sentido, acreditamos ser necessário um engajamento dos envolvidos com a
Assim, concordamos com Freire (1998) quando diz que: “quem forma se re-forma ao formar e quem é formado forma-se e forma ao ser formado.
É neste sentido que ensinar não é transferir conhecimentos, conteúdos, nem
Paulo Freire - Pegagogia da Autonomia: saberes necessários à prática docente.
Jamire,
ResponderExcluirvc traz reflexões importantíssimas sobre o estágio de observação. Sair dos muros da UESB e interagir com as escolas é o nosso grande desafio.